15.4.12

Perdidos



Nunca houve tantos jovens no mundo como hoje. Na maioria dos países em desenvolvimento a percentagem de pessoas com idade compreendida entre 15 e 24 anos continua a crescer e, este ano, 121 milhões de adolescentes completarão 16 anos, 90% dos quais em regiões em desenvolvimento. Em 125 países, menos de metade dos jovens encontra trabalho e, em 50, o número passa para menos de 1/3. 

Se a primeira resposta dos governos à crise global foi estimular a economia, a partir de 2010 passou a prevalecer a preocupação com a dívida pública e os deficits fiscais e os planos de estímulo foram substituídos por políticas de austeridade. Mas esta e criação de empregos são incompatíveis e a UNICEF lembra que «a demora em recuperar o mercado de trabalho só exacerba o custo humano da crise», está a levar «à fome e à desnutrição, a piores condições de saúde, a diminuição dos resultados escolares, a mais trabalho infantil, a crianças sem supervisão e mesmo abandonadas e a taxas crescentes de violência doméstica». 

Mais informação aqui

O rei vai nu e já não é só a criança do conto de Hans Christian Handersen que o diz. Mas continua à solta a fazer estragos por esse mundo fora. 
.

0 comments: