16.9.12

1º de Maio de 1974 – 15 de Setembro de 2012



.

6 comments:

rui disse...

A imagem da direita é em Instambul. O que não impede de a de ontem ter sido fantástica. Mas a do 1° de Maio de 74 está noutra divisão.

Joana Lopes disse...

Fui informada entretanto sobre a foto de Istambul e foi substituída.

Jorge Conceição disse...

Curioso é verificar os números divulgados no DN, por cidade: Viseu, entre 15 e 20 mil; Beja, 1000; Évora, 500!... Porquê? Por causa da prevista para 29?

Pilantra disse...

Estive nas duas e não reconheço nenhuma delas nestas fotos.

Em 74 estive na Av de Roma e fiz a pé todo o trajecto do Martim Moniz até ao «estádio 1º de Maio». «Cruzei» a manif diversas vezes para ver as ruas paralelas e perpendiculares. Na Av. dos EEUU atravessei a manif segui a correr para o estádio.Já não consegui entrar no campo, mas fiquei dentro do recinto.

Deve haver centenas de fotos de ontem, dos helis. Do antes, do depois e do durante. Não percebo porque escolheram «uma foto vazia». É o que se chama «ter olho»
para o vazio!
A José Fontana - ou «largo do liceu Camões» se preferirem - abarrotou tal como abarrotou o percurso até à Praça de Espanha e a própria praça.

Mas é preciso pensar que isto foi uma manifestação «da sociedade civil» que é sempre um tanto anárquica. Não são comparáveis às da Inter, por exemplo. Falta-lhes experiência organizativa e isso reflete-se e nota-se no modo de desfilar «desconexo»: nuns sitios não se rompe, noutros ficam para trás à conversa.
É normal e é bom. Muita ordem também chateia.
Abraço!

Joana Lopes disse...

Foto vazia? A rua está apinhada de gente!

pilantra disse...

Tem razão!
Ampliei e assim é. E está de acordo com o que vi.

Fui «arrastada» pela leva de comentários -não aqui - que poem reservas à densidade da multidão.