18.11.12

Na primeira pessoa (2)


Conheço o Sérgio Manso Pinheiro, cujo filho foi detido na passada quarta-feira, e que escreveu este texto no Facebook.

«Parece que é possível em Portugal a polícia deter uma pessoa no Cais do Sodré (a 1,6kms da Assembleia da República), algemá-la, omitir dos familiares o local para a leva durante 3 horas (parece que se chama sequestro), apreender o telemóvel, impedir ao advogado qualquer acesso ou informação, identifica-la (e só, porque quem estava detido sabe que não se atira pedras às pessoas, que não se atira pedras aos polícias) e deixá-la às 23horas em Monsanto (sem permitir qualquer chamada a não ser já fora das instalações)… 

Detida estava também uma pessoa ferida, a quem não foi prestado ou o acesso a qualquer tratamento. O Ministro da tutela já felicitou a conduta.

Missing, com Jack Lemmon, retrata a história do pai Americano que procura sem sucesso o seu filho desaparecido depois do golpe militar no Chile de 1973 que depôs o Presidente Salvador Allende, eleito democraticamente.»


.

1 comments:

Fradique Mendes disse...

Nada disto me espanta. Deve ser, talvez, pelo distanciamento com que vou analisando estes factos. Afinal, aquela célebre psicose que ficou conhecida por "uma maioria, um governo e um presidente", não é reveladora de tentações totalitárias?

Acaso alguém se lembra dos discursos do agora primeiro ministro (ao que este país chegou) quando dirigia a JSD?

Se acaso não houvesse esquecimento quanto aos inflamados e anti-democráticos discursos, à época, proferidos quem sabe hoje não tivéssemos que nos sentir afrontados com claros atropelos à mais elementar cidadania dos portugueses.